Alta nos preços dos animais de reposição

As recentes valorizações no mercado do boi gordo na maioria das praças pecuárias pesquisadas pela Scot Consultoria parecem ter animado a busca no mercado de reposição. Já são três semanas seguidas de sustentação nas referências, que tiveram alta, em média, de 0,7% considerando todas as categorias de machos e fêmeas pesquisadas.

Nos últimos sete dias a valorização foi de 0,2%, puxada principalmente pelas categorias mais jovens, com alta de 0,3%. Entretanto, a situação ruim das pastagens, principalmente no Brasil Central, onde em alguns lugares a estiagem já dura mais de 60 dias, e o retorno do confinamento aquém do esperado limitam a demanda.

Vale destacar, que em relação ao mesmo período do ano passado o invernista ganhou poder de compra. Esse cenário é resultado da valorização de 11,8% para a arroba do boi gordo e de 9,7% para o boi magro (12@).

Atualmente, são necessárias 12,9 arrobas de boi gordo para a compra de um boi magro, queda de 1,8% em relação a julho/17. Nos últimos trinta dias, a redução, ou melhoria do poder de compra, foi de 2,7%. Assim, principalmente o comportamento no mercado do boi gordo deve determinar o rumo do mercado de reposição nos próximos dias.

Fonte: Scot Consultoria