Todos educam, reconheça: o elo é você!

A psicóloga e pedagoga Lia Borges, da Elo Único, comandou um minicurso sobre o tema : todos educam, reconheça: o elo é você!”, no Fórum de RH Acesu. O conceito de elo desenvolvido no minicurso está relacionado a ser vínculo, ser ligação, onde, através da auto responsabilidade a pessoa sai de um posicionamento de julgamento e entra no compromisso com a transformação positiva, através da educação. Desta maneira, um programa de educação empresarial (treinamento) feito de maneira adequada, ativa comportamentos produtivos e saudáveis, renova o desempenho dos profissionais e gera um exponencial de crescimento às organizações, tornando os colaboradores e dirigentes em pessoas bem sucedidas. Educar a equipe é criar elo com a produtividade. Confira o bate papo com Lia:

 

Acesu: Qual a importância em ser um elo em uma empresa?

Lia: O conceito de elo está relacionado ao conceito de vínculo, ligação. Ser elo é ser um bom reflexo, ou seja, é reconhecer a importância das suas atitudes como geradoras de resultados. A partir do momento que você reconhece que seus resultados estão vinculados às suas atitudes, você consegue também avaliar de forma mais ampla.

Acesu: Qual a diferença entre “educação pessoal” e “educação empresarial”?

Lia: A educação pessoal e a educação empresarial se complementam, ou seja, a separação é feita para ter uma função didática. A educação pessoal é um conhecimento que você vai adquirir e usufruir nos diversos papéis  que você ocupa na sua vida, na sua existência,  independente das suas funções profissionais. Já a educação profissional está mais vinculado ao conhecimento técnico, com um objetivo mais específico, para o dia a dia profissional. Geralmente é chamada de programas de treinamento, de capacitação, que nada mais é que educação empresarial.

Acesu: Como a educação otimiza o rendimento no trabalho?

Lia: A educação é fundamental de forma geral, biopsicossocial. No trabalho ela serve como suporte para que se consiga ter atitudes assertivas, tanto na forma de resolver os processos operacionais da empresa, como também nos relacionamentos.