O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, e o primeiro vice-presidente João Galassi se reuniram com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes dia 9 de setembro, em Brasília, para discutir o aumento dos preços dos itens da cesta básica. Na oportunidade Sanzovo explicou que o setor supermercadista não pode ser responsabilizado pela alta nos preços, que é reflexo de problemas de produção e de câmbio.
Na saída da reunião, o presidente João Sanzovo concedeu entrevista coletiva à imprensa e destacou que os supermercados não são vilões. “Nós somos a ponta. Estamos próximos ao consumidor. E, assim que sentimos que havia uma pressão muito forte de preços, fizemos um alerta ao governo”, disse Sanzovo.
Após essa visita o Presidente da República Jair Bolsonaro destacou a preocupação do governo e do setor supermercadista em reduzir os preços sem interferir na livre concorrência. Bolsonaro falou ainda sobre a isenção da taxa de importação do arroz que vigorará até o dia 31 de dezembro, publicada no dia 10 de setembro, no Diário Oficial. A medida deve conter a escalada do aumento de preços do arroz.