Gestão do tempo: quem te domina?

 

Ministrado por Valéria Truchlaeff e Dayana Zimmerman, o minicurso “gestão do tempo: quem te domina?” mostrou que a gestão do tempo está diretamente relacionada com a gestão da nossa vida, ou seja, a gestão de nossas prioridades. Neste momento foi abordada a base de tudo: o que queremos ser ou ter, ou seja, precisamos ter estabelecido os nossos objetivos de vida de maneira bem clara, a longo, médio e curto prazo. São eles que irão guiar, como uma bússola, a gestão do tempo. É a partir de nossos objetivos, que conseguimos distinguir quais seriam as prioridades em nossas vidas. Tendo bem claro as prioridades que devemos dar, passamos a listar e classificar as atividades semanais, uma a uma, de acordo com a Tríade do Tempo (importante, urgente e circunstancial). De posse da agenda escolhida, passamos ao planejamento semanal, considerando os turnos somos mais produtivos ou menos. É importante destacar a questão sobre os “ladrões do tempo” e uma técnica de atividade concentrada chamada Técnica Pomodoro.

Confira o bate papo com Valéria:

Acesu: Qual a importância de se fazer uma gestão de tempo?

Valéria: Quando você faz a gestão do seu tempo, você maximizará o cumprimento de tarefas que precisa fazer, levando a um maior leque de realizações pessoais e profissionais.

Acesu: Como podemos realizar essa gestão?
Valéria: Podemos realizar a gestão do tempo através de diversas ferramentas, como algumas que foram esplanadas no curso: Roda da Vida, Tríade do Tempo, Planejamento, Agenda/Planner, Método Pomodoro.
Acesu: Quem são os “ladrões do tempo”?
Valéria: Os ladrões do tempo seriam atividades que se inserem no decorrer do dia em nossa programação diária e acabam por “roubar” o tempo disponível para as atividades planejadas. Ou seja, precisamos identifica-los e controla-los. Exemplos de ladrões do tempo são: redes sociais, emails, reuniões, interrupções diversos, solicitações de amigos.