Vendas no dia das crianças crescem após dois anos de quedas

Vendas no dia das crianças crescem após dois anos de quedas

 

 

Dois estudos divulgados na sexta-feira (13) apontaram um crescimento nas vendas do Dia das Crianças, após dois anos de retração, aumentando expectativas para o Natal – data mais importante do varejo.

A primeira pesquisa, do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apontou para um crescimento de 3% nas vendas da data comemorativa, frente ao mesmo período do ano passado. De acordo com o levantamento, os presentes mais procurados durante o período foram os bonecos e bonecas (31%) e roupas e calçados (22%). O tíquete médio girou em torno de R$ 194,00.

“O dado é positivo especialmente quando se considera que o Dia das Crianças desenha a tendência de vendas melhores que deve se consolidar no Natal”, afirmou o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, observando que o arrefecimento da crise política e os primeiros sinais de retomada levaram os consumidores “às compras de forma menos tímida que nos últimos anos e também nas outras datas comemorativas de 2017”.

Neste ano as vendas do Dia dos Namorados, das Mães e dos Pais tiveram quedas de 9,61% 5,50%, 2,18%, respectivamente, segundo a empresa. Já o dia das Crianças sofreu retração de 9,02% em 2016 e de 8,95% em 2015 de acordo com a medição do SPC Brasil.

 

Tendência

 

Já os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mostraram que em 2017 as vendas do comércio para o Dia das Crianças subiram 2,7%, se comparadas com o resultado de 2016 – ano em que foi observada queda de 4,2%. Em 2015, o recuo foi de 3,4%. A entidade, contudo, já havia percebido crescimento em outras datas comemorativas de 2017, com exceção do Dia dos Pais (que caiu 0,5%).

A Boa Vista SCPC também afirmou que “a elevação segue em linha com a tendência de aumento do comércio e da atividade econômica em geral, ambiente que contempla um reaquecimento gradual do mercado de trabalho e retorno do consumo das famílias”. O cálculo do volume de vendas para a data foi baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC entre os dias 1 e 12 de outubro.

 

Fonte: DCI São Paulo

 

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